20 de November de 2017
Carmela Grune

Projetos

Café com Justiça
Café com Justiça é uma proposta de apreender o saber com o sabor. Aproximar a comunidade com a cultura jurídica num ambiente inusitado, levando por meio de renomados palestrantes o acesso ao conhecimento jurídico na sua forma preventiva. Sua peculiaridade é ocorrer dentro de um ambiente informal de cafeterias.

Ciclo de Estudos Jurídicos
Ciclo de Estudos Jurídicos ultrapassa a análise superficial, estéril e tecnicista do Direito, regularmente ministrada nas faculdades, de modo a apreendê-lo como fenômeno cultural em toda sua complexidade, multiplicidade de vozes e de conflitos incessantes. Para tanto, apresenta o Direito como força viva, foco de lutas-resistências que devem ser apreciadas além das paredes das instituições universitárias, transbordando pelas ruas, muros e expressões artísticas. Já foi desenvolvido na Universidade Feevale no Rio Grande do Sul e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Cooperação Técnica Universidades
Plano de trabalho para implementação dentro de Universidades Públicas ou Privadas, com o objetivo de integrar áreas do conhecimento dentro das instituições, inovando com pedagogia sensível formas de apreensão do conhecimento jurídico, face às dificuldades em desenvolver uma cultura jurídica popular, a qual estimule o empreendedorismo, o protagonismo social e reduza a judicialização da vida.

Desmitificando o Direito
Desmitificando o Direito é uma iniciativa consolidada, com mais de cem eventos nas livrarias Saraiva em São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza e Recife, aproxima o direito ao cotidiano das pessoas. Trazendo temas jurídicos para esclarecer, fomentar a discussão e a consciência crítica dos participantes que interagem com os palestrantes de modo informal.

Direito no Cárcere
Exalta a prática de uma atitude inovadora: promove o exercício da cidadania local, proporcionando plataformas de expressão do cotidiano carcerário aos apenados em tratamento de dependência química da Galeria E-1 do Presídio Central de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Com a utilização dos meios de comunicação, oportuniza o acesso à justiça, à cultura e à informação, visando trabalhar as formas de sentir o direito pela emoção e o prazer lícito a partir do estímulo do imaginário social, a capacidade criativa, desenvolvendo um olhar de dentro para fora do cárcere,  exercitando a alteridade com reflexo na família e na comunidade. A iniciativa contribui para o desenvolvimento de uma cultura mais plural, livre de preconceitos. Desse modo, através da implementação dos subprojetos:  Literário, Direitos Humanos, Desmitificando o Direito, Rap Conexão Legal, Direito de Repente, CinePresídio e Vlog Liberdade, incentiva o resgate da  autoestima, com o uso de pedagogia sensível, redescobrindo e retomando capacidades e sonhos para uma vida com cidadania e dignidade.

Encontro Internacional Estado de Direito
Encontro Internacional Estado de Direito (EIED) foi marco na história de Brasília como uma iniciativa que reuniu organismos internacionais e empresas privadas que foram ao encontro dos mesmos objetivos: levar o conhecimento jurídico, a integração de culturas, a educação e a transmissão de valores sociais. Com a coordenação técnica e científica de Carmela Grüne apresentou no shopping Conjunto Nacional, atividades simultâneas como núcleo de prática jurídica, mostra de cinema, palestras, debates e feira dos apoiadores.

Mostra de Cinema Português com Enfoque Jurídico
A Mostra de Cinema Português (MCP) foi marco na história do Rio Grande do Sul como uma iniciativa que reuniu organismos internacionais e empresas privadas que foram ao encontro dos mesmos objetivos: levar o conhecimento jurídico, a integração de culturas, a educação e a transmissão de valores sociais.

Papo Jurídico
É um projeto desenvolvido dentro de Shopping Centers, sendo realizado pelo período de três anos no Praia de Belas Shopping, com o objetivo de promover o Direito como instrumento de capacitação para o exercício da cidadania. Colaborar no desenvolvimento da democracia deliberativa através do diálogo entre Estado e Sociedade. Questionar e retirar o estigma da judicialização de conflitos estimulando a importância da cultura jurídica para melhorar o protagonismo social.

Rota Jurídica
É um projeto que leva a cultura jurídica Brasil a fora pela organização de eventos e reuniões, para criar políticas públicas locais, consciência crítica, engajamento social da população para desenvolvimento de práticas cívicas.

Samba no Pé & Direito na Cabeça
O projeto Samba no Pé & Direito na Cabeça através da transdisciplinariedade de metodologias de ensino tem sensibilizado a população a quebrar o paradigma da cultura jurídica distante do cotidiano, demonstrando o poder da cultura popular como agente reativo da identidade democrática brasileira. Funciona como meio de impulsionar a articulação social, a popularização da educação jurídica apreendida numa linguagem inclusiva.