11 de December de 2017
Carmela Grune

Evento RS/Dez – II Ciclo de Estudos Neurociências, Direito e Arte

I Ciclo de Estudos Neurociências,Direito e Arte

Data: 04/12/2014

Horário: 19h às 21h30min

Local: Saraiva – Praia de Belas Shopping (Av. Praia de Belas, 1181, Porto Alegre – RS)
Certificado: O certificado será entregue ao final do evento, sem custo, mediante assinatura do livro de presença e apresentação de documento de identidade. Solicitações posteriores do certificado do evento ou emissão de segunda via, será cobrado o valor de R$40,00, incluído o envio pelos Correios com AR. Pagamento a ser feito no Banco do Brasil, agência 3255-7, conta 15.439-3, em nome de Estado de Direito.

Reservas: https://docs.google.com/forms/d/1nTzahuB4iRkSuL9KMXAPS83CJQwhjBvrBkImWJ-Yh_Q/viewform

Realização: Instituto Cultural Estado de Direito, Jornal Estado de Direito e Saraiva

Apoio: Instituto de Desenvolvimento Cultural – IDC

TEMA 1 – Título da palestra: “Pensamento crítico – entre a lógica e a psicologia cognitiva”

Objetivo: Abordar as técnicas de estudo do raciocínio que visam melhorar nossa maneira de tratar a informação que recebemos e analisar as implicações que as nossas limitações cognitivas impõem para tal projeto.

Palestrante: Luis Rosa é doutor em filosofia pela PUCRS/Rutgers University. Sua área de pesquisa é em epistemologia e lógica, com vivo interesse na relação que tais disciplinas mantêm com as ciências cognitivas e a Inteligência Artificial. Tendo artigos publicados em jornais nacionais e internacionais de excelência, deseja avidamente contribuir para o projeto de construir uma sociedade constituída por sujeitos criticamente pensantes. Rosa ainda acredita no esforço de transpor o conhecimento da academia para a sociedade como um todo, mantendo participação ativa nos foros públicos, incluindo a blogosfera e as redes sociais.

TEMA 2 – Título da palestra: “Drogadição e mudança de comportamento: eu bebo pouco, mas o pouco que bebo me transforma em alguém que bebe muito”

Objetivo: Uma conversa sobre as mudanças de comportamento causadas pelas drogas.

Palestrante: Roberta Bristot Silvestrin – Possui graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário Feevale (2005). É Doutora em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é membro do Centro de Pesquisas em Álcool e Drogas do HCPA onde atua como docente na capacitação das polícias brasileiras promovidas pela SENAD. Tem experiência com modelo animal de autismo induzido por VPA, estresse animal, processo inflamatório, modelo animal da Doença de Parkinson e testes comportamentais. Tem interesse nas áreas de dependência química, neuroimunomodulação e neuroendocrinologia. Foi Coordenadora do Curso de Biomedicina da Faculdade da Serra Gaúcha e ministrou aulas nos cursos de Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia da mesma instituição

TEMA 3 – Título da palestra: “(Re)Interpretando o Direito com as luzes das neurociências”

Objetivo: O “Erro de Descartes” e o erro da (quimérica) busca da verdade real nos processos. Procurar-se-á demonstrar as consequências da insistente negação dos julgadores do inevitável intricamento entre razão e emoção em suas decisões. Desmistificando o mundo e o homem como uma máquina que funciona como um relógio buscar-se-á propor uma nova forma de fazer justiça, com mais humanidade.

Palestrante: Paulo Ricardo Suliani – Mestre em Ciências Criminais – PUCRS. Especialista stricto sensu em Direito Penal e Direito Processual Penal – Uniritter. Membro da Anistia Internacional no Brasil. Articulista em revistas especializadas nacionais e internacionais. Articulista em periódicos nacionais. Palestrante. Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

TEMA 4 – Título da palestra: “O Direito à Inclusão Linguística: a legitimação da participação das comunidades periféricas no Estado Democrático de Direito”

Objetivo: Conscientizar e orientar sobre a importância da Teoria Sociocultural de desenvolvimento e da perspectiva das Comunidades de Prática no processo de inclusão de indivíduos com necessidades educativas especiais em situação de ensino-aprendizagem.

Palestrante: Kathy Torma – Atualmente é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras no Centro Universitário Ritter do Reis – UNIRITTER Laureate International Universities. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras no Centro Universitário Ritter do Reis – UNIRITTER Laureate International Universities. Especialista em Ensino de Língua Inglesa no Centro Universitário Ritter do Reis – UNIRITTER Laureate International Universities. Graduação em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras com licenciatura curta e plena.

TEMA 5 – Título da palestra: a definir

Objetivo: .

Palestrante: Márcia Santana Fernandes – Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas, da Faculdade de Medicina da UFRGS (2011). Doutora em Direito pela UFRGS, Faculdade de Direito, PPG em Direito (2008), especialista em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo – USP (1991). Atualmente é Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e Professora adjunta do Centro Universitário Ritter dos Reis UniRitter. Integra o corpo docente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Direito e da Faculdade de Design do UniRitter. Coordenadora do Segmento das IES Privadas do Diretório Nacional do FOPROP. É Pesquisadora Associada do Laboratório de Pesquisa em Bioética e Ética na Ciência do Centro de Pesquisas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre-LAPEBEC/HCPA; membro do Comitê de Bioética do HCPA e do Comitê de Ética em Pesquisa do UniRitter. É associada e membro da diretoria do Instituto de Estudos Culturalistas-IEC. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Especiais, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Civil, Bioética, Ética na Ciência, Biobancos, Biotecnologia, Direito de Propriedade Intelectual, transferência de tecnologia e inovação tecnológica.Areas que atua também como consultora em projetos de pesquisa no Hospital de Clinicas de Porto Alegre – HCPA.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Sobre o autor

Deixe seu comentário

*