26 de September de 2017
Carmela Grune

Prefeitura instala comitê de políticas para jovens

Créditos: JONATHAN HECKLER/JC

Créditos: JONATHAN HECKLER/JC

Durante o ato que marcou o Dia Mundial da Juventude, em Porto Alegre, o secretário municipal da Juventude, Luizinho Martins, ressaltou que a data exige uma reflexão sobre as políticas públicas para os jovens. “Na Capital, existe uma rede que executa várias políticas públicas não ligadas ao governo e que muitas vezes são anônimas”, disse. Na ocasião, o prefeito José Fortunati assinou o decreto de instalação do Comitê Permanente Intersetorial de Políticas para a Juventude, que será responsável pelo plano municipal para essa população.

“Com o Plano Municipal da Juventude, vamos estabelecer mais um marco legal em Porto Alegre. Queremos caminhar até a criação de um fundo, com a finalidade de apoiar financeiramente os programas e projetos destinados às políticas públicas para os jovens do município”, enfatizou o secretário.

Martins destacou também alguns projetos apoiados pela secretaria, como o Mutirão Luz no Cárcere, que realiza atividades culturais com os detentos do Presídio Central. “Hoje, 61% dos presos no Central têm entre 18 e 29 anos. Essa iniciativa da Carmela Grüne (advogada e jornalista) é muito importante”, avaliou. Ele também parabenizou o trabalho da Fundação Pão dos Pobres.

Na cerimônia de comemoração, no Paço Municipal, compareceram alguns alunos do Pré-vestibular e Enem Popular (POP), curso gratuito para jovens de baixa renda. Martins mencionou a atuação de uma estudante que alcançou uma vaga no Ensino Superior e foi escolhida para um intercâmbio na Itália. “Alunos assim são símbolos que só me fazem querer fazer mais e mais políticas públicas para os jovens”, afirmou o secretário.

Fonte: Jornal do Comércio

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Sobre o autor

Deixe seu comentário

*